terça-feira, 22 de julho de 2014

Suporte a Regra das Perícias

Trago nesses parágrafos regras simples que vão possibilitar a mestres e jogadores, visualizar o crescimento de seus personagens, no que diz respeito a conhecimentos não voltados diretamente ao combate.

Inspirado por dois casos que já li um deles é a venda de um livro de sobrevivência em cavernas, em uma loja que estava acessível aos PJs durante uma aventura, ele permitia ao personagem usar a especialização Sobrevivência em Subterrâneos como se a tivesse e com 2 a 4 semanas de estudos ininterruptos o personagem conquistava a especialização sem precisar mais do manual. O outro caso é uma aventura que se havia a necessidade da utilização de natação constantemente, e que no final da aventura o mestre recompensou os personagens com a especialização Natação, além dos devidos Pontos de Experiências. São opções para o mestre adequar o grupo a aventura planejada ou como uma recompensa proporcional ao que foi feito na campanha, respectivamente. Já ficam esses casos que podem ser usados por qualquer mestre.

Então trago três regras simples para sua mesa de jogo, elas não alteram nada nas regras que já existem, elas só acrescem tão novas possibilidades na utilização das perícias.

1. Interdisciplinaridade


Devido aos vários conhecimentos específicos (Especializações) em áreas abrangentes do conhecimento (Perícias), mostra-se possível uma conversão daquelas por estas.

Mecânica: Caso, o seu personagem acumule seis especializações numa perícia você pode troca-las pela perícia completa. Uma vez que o valor destas seis especializações é de dois pontos de personagem, não há nenhum custo adicional. É uma questão de bom senso entre jogadores e mestre.


Casos Especiais:

A. Aptidão: algumas raças (ou em outros casos também) concedem aptidão em perícias, ou seja, pagam um ponto por determinada perícia, neste caso se você acumular três especializações da perícia você pode converter estas na perícia, uma vez que três especializações custam um ponto.

B. Especializações que aparecem em mais de uma perícia: rastreio e veterinária são exemplo, como foi feito antes você troca as especializações pela perícia completa então se você trocou rastreio e mais cinco especializações de sobrevivência, pela perícia sobrevivência completa, você não poderá usar este rastreio para comprar crime ou investigação.

C. Custo da especialização única: três especializações custam um ponto, caso você queira comprar somente uma ou duas divida esse valor e pague em pontos de experiência, arredondando para cima: 1 especialização = 4 PE e 2 especializações = 7PE.

D. Perícias com menos de seis especializações: são os casos de animais, manipulação e medicina, que tem cinco especializações cada. Caso você tenha as cinco especializações da perícia e queira comprar a pericia completa você tem que pagar o que falta em pontos de personagem, ou seja, as cinco especializações mais um terço de um ponto de personagem. Exemplo: o meu personagem tem Doma, Montaria, Tratamento, Treinamento e Veterinária, você gasta um ponto para comprar três especializações, pega as cinco que você já tem e mais uma que você pegaria e troca pela perícia Animais completa, e compram as duas especializações que você tem para comprar. Ou você pode pegar as cinco especializações e mais 4 PE para pegar a perícia completa.

E. Porque pegar a perícia completa se já tenho todas as especializações: lembre-se que não é obrigatório pegar a perícia completa, mas às vezes o mestre pode exigir teste de uma perícia ao em vez de uma especialização, muitos kits de personagem exigem perícias completas e a casos onde elas trazem benefícios como a perícia Manipulação da o direito de lançar a magia O Canto da Sereia (Manual 3D&T Alpha, páginas 86 e 87).

2. Trabalho em Equipe


O objetivo desta regra é evitar refazer testes e rolar menos dados. Baseado no que acontece no novo sistema de Reinos de Ferro.

Mecânica: O primeiro ponto é a interpretação, devesse decidir se o teste admite ou não "ajuda" de outro personagem. Caso haja ajuda, o personagem mais qualificado a fazer o teste (o grupo de jogadores deve escolher quem fara o teste), receberá um beneficio de +1 no teste por personagem com a especialização adequada. Isso simula testes com guias especializados do território, bandas de música e um grupo tentando manipular alguém.

Dessa forma um grupo que contenha dois personagens com Rastreamento, não vai jogar um dado e dizer "não achei rastros" e o outro joga outro dado e "consegui", mas os dois juntos vão ter mais chances juntos e não vai parecer uma segunda chance.

3. Aprendizado


Baseado no que acontece em O Chamado de Cthulhu, e no funcionamento dos testes médios como base, criei uma mecânica de aprendizado. "Tarefas Médias: personagens com a perícia adequada fazem um teste de Habilidade +1. Sem ela, um teste de Habilidade –3.” (Manual 3D&T Alpha, pág. 63).

Mecânica: 
Durante a sessão de jogo, quando um personagem faz um teste bem sucedido de perícias ou especializações que não possua, você marca a perícia/especialização. Quando da distribuição de experiência pelo mestre, o jogador escolhe uma entre as perícia/especialização marcadas para ganhar um Bônus Progressivo, as outas marcadas são apagadas, começando em branco na próxima aventura. No caso de uma perícia marcada o jogador pode escolher qualquer especialização desta para ganhar o bônus.

Bônus Progressivo: Todos os bônus somam +1 para fazer testes nessa especialização, você pode acumular até quatro bônus em cada perícia, no quinto você troca os bônus pela especialização, e agora o personagem pode realizar testes difíceis e testes fáceis são automáticos.

A tabela abaixo mostra como é o funcionamento dessa regra, note que ele não altera os testes, mas mostra como os testes ficam depois de adicionar o bônus:

Nível do Bônus
0 (Normal)
+1
+2
+3
+4
5 (Especialização)

Fácil
-1
0
+1
+2
+3
Automático
Médio
-3
-2
-1
0
+1
+1
Difícil
Impossível
-2

No final de uma campanha com 21 aventuras, um personagem que sai do nível novato e chegue ao herói, pode consegui 4,2 especializações, não é muito, mas o importante não é alcançar essas especializações, mas notar um desenvolvimento pessoal do personagem.

Modificações: caso não queira uma campanha tão longa e/ou que esta regra seja mais significante, você pode liberar a seus jogadores escolher mais de uma especialização marcada ou fazendo teste para todo o marcado ai vai do gosto de cada um.

Então é isso. Caso tenha alguma dúvida ou sugestões, faça um comentário. De um feedback caso use em sua mesa de jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário